9.9.12

Espaço Cultural - Revista ARDEIA



REVISTA ARDEIA FEZ HISTÓRIA NOS ANOS 70

A Revista Passense de Divulgação Cultural, a Revista ARDEIA, fez história nos anos 70, mais precisamente de 1973 a 1979. 

A ARDEIA era uma publicação feita por Carlos Anselmo Parada, João Pedro Alves Grilo, Luiz Antonio dos Santos e Antonio  Alves Vilela, seus fundadores. Contou com articulistas, cronistas e desenhistas a quem agradecemos citando alguns nomes em agradecimentos a todos, já que foram muitos: Elson Tadeu de Paula (desenhos), Antonio Teodoro Grilo (Articulista), Miguel Alves Grilo (administração/publicidade), Joaquim Negrão (artista manual e humorismo)...que sem eles a Revista ARDEIA não teria o mesmo brilho e o sucesso conquistado entre os leitores que, até hoje, fazem questão de dizer que tem exemplares guardados como lembrança de uma época de ouro da juventude Passense, que tinha coisas melhores a fazer do que se perder nas drogas e no vandalismo. Fomos um grupo de jovens, diferente e produtivo: hoje Escritores, Empresários bem sucedidos, Poetas, Jornalistas, Médicos, Dentistas...

Durante estes anos foram editados 10 números da revista com uma curiosidade: ela começou com o número 4 em protesto a uma crítica das pessoas que diziam que este tipo de publicação não passaria de 3 edições. Ela superou esta "previsão" e foi editada chegando a 10 importantes edições. 

Como era de Divulgação Cultural atingiu o seu objetivo principal e promoveu inúmeras pessoas da região que faziam arte, teatro, música, literatura, humor, crônicas e se destacaram no esporte. E, naquela época, o processo de confecção era meio que artesanal, exigindo dons artísticos para poder retratar desenhos em "stencil" e os artigos e matérias eram datilografados e reproduzidos em chapas de alumínio e "rodados" em off-set, bem diferente dos revolucionários parques gráficos de hoje. Por isso o valor de revistas daquela época é sem igual!

Um fato marcante, já no dia do lançamento da revista foi o Recital ARDEIA no auditório do Colégio Imaculada Conceição com apresentação de Balé Clássico pela bailarina Izilda de São Sebastião do Paraiso, Concerto de Piano Clássico por Paulinho Souza Lima e Concerto de Violão Clássico por Eustáquio Grilo- um dos maiores violonistas que o Brasil possui (naquela época havia conquistado título de um dos maiores violonistas da América do Sul).

No desfile de 7 de setembro de 2012, em Passos (MG), a TURMA DA U.P.E.S. (Grupo de ativistas estudantis dos anos 71 a 74) desfilou mostrando à população o que foi a UPES- União Passense dos estudantes Secundários- e um dos banners apresentados no desfile foi sobre a Revista ARDEIA, que foi fundada por dois membros daquela entidade, o "Parada" e o "Centitanto". A participação nesta Parada Cívica foi para comemorar os 40 anos da Turma da UPES.

A Revista ARDEIA paralisou suas atividades devido o falecimento de um de seus fundadores, o João Pedro Alves Grilo, a quem o Blog da Pousada PARADA DOS LAGOS rende homenagens e agradecimentos pela contribuição e dedicação à existência da revista durante todos aqueles anos.

Apresentamos, a seguir, um material fotográfico com algumas das capas da Revista ARDEIA.


1 comentários:

  1. querido tio Parada
    gostei de rever as capas da Ardeia aqui... saudades de um tempo bom... valeu por compartilhar... e o Trabaquara, esta fotogênico, rs... a propósito, vi as fotos do desfile de 7 de setembro, muito bom... aproveitando, queria te ligar para desejar-lhe um Feliz Aniversário mas não consegui, então desejo por aqui, muitas felicidades e muitos anos de vida, com muita realização positiva...
    e em tempo, convido-o para conhecer aquele meu blog sobre música brasileira, tem muitos artigos por lá que acho que vai curtir, aí vai o link:

    http://moscanasopa.musicblog.com.br/

    grande abraço a todos e um especial ao vô
    Elson Tadeu

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!